FOTO: Arquivo/Agência AL

CCJ da ALESC rejeita projeto que possibilitaria divulgação dos valores pagos pelo governo em publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça da ALESC rejeitou o Projeto de Lei número 01026/2019 do deputado Marcius Machado (PL) que permitia a transparência por parte do governo de Santa Catarina dos valores pagos pelo legislativo, judiciário e executivo estadual em publicidade.

O texto original prevê que o valor pago pela veiculação em publicidade ou propaganda dos órgãos públicos estaduais deveria constar no anúncio ou campanha veiculada nos meios de comunicação. Em emissoras de rádio difusão, por exemplo, os valores seriam informados logo após a veiculação da peça publicitária.

Na justificativa, Marcius citou que a divulgação dos gastos se faz necessárias para que a população obtenha conhecimento dos valores investidos pelo estado na publicidade, transparecendo estas despesas.

Parecer contrário ao projeto

O deputado Milton Hobus (PSD) se posicionou pela rejeição do projeto, pois ela "não encontra respaldo nem mesmo no que compreende o interesse público, visto que, se aplicado, seria mais oneroso ao ente público e consequentemente ao contribuinte". No parecer, Hobus citou necessidade de adaptação das peças, caso o projeto fosse sancionado.

Deputados já rejeitaram projeto semelhante

Em junho deste ano, os deputados estaduais mantiveram o veto ao Projeto de Lei ingressado ainda em 2012 pelo ex-deputado Dirceu Dresch (PT) que permitia a divulgação por parte do governo de SC e outros órgãos públicos estaduais os gastos com publicidade.

O texto que havia sido aprovado em plenário pelos deputados recebeu o veto do ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB). Para Moreira, o projeto tem clara interferência nos assuntos da administração interna do poder executivo. Segundo ele, o STF já deliberou sobre o assunto e o considerou inconstitucional.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...