Facebook lança rival do Zoom e videochamada com até oito pessoas no WhatsApp

O Facebook anunciou uma ferramenta de videochamadas para rivalizar com aplicativos como o Zoom, cuja popularidade explodiu durante o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus. Chamada de Messenger Roms, a aplicação poderá ser usada por pessoas que não tenham conta na rede social e deve estar disponível em todos os países nas próximas semanas. Não há data definida para o lançamento no Brasil.

A companhia de Mark Zuckerberg, que deve registrar perdas publicitárias com a restrição de investimento em anúncios por diversos setores impactados pela Covid-19, acelerou o trabalho em ferramentas de vídeo com a mudança de hábito da população confinada em casa. Desde o início da crise de coronavírus, chamadas de vídeo e áudio no WhatsApp e no Messenger mais que dobraram na comparação com a mesma época de 2019 em alguns países afetados pela doença.

Segundo o Facebook, cada sala virtual na rede social permitirá a presença de até 50 usuários e a chamada não será encerrada depois de um tempo, como acontece a usuários não pagantes do Zoom. Não vai ser necessário fazer download de nenhum aplicativo para usar o serviço. O recurso permitirá a criação de salas que podem ser divulgadas no feed, em grupos ou eventos, possibilitando a participação de diferentes contatos da rede.
A companhia também divulgou novas opções de vídeo para jogos, para o Messenger Kids, aplicativo para crianças, e para o Facebook Dating, seu app de namoro. No pacote de anúncios, entram videochamadas no Instagram Direct (a área de mensagens privadas do aplicativo de fotos), mudanças no WhatsApp e no Portal, o aparelho físico de videochamada do Facebook, pouco popular no Brasil. A empresa enfatizou que as configurações de privacidade serão fáceis de manejar. O organizador de um chat poderá bloquear ou remover pessoas da videochamada.

O Zoom, que bateu 300 milhões de participantes diários em reuniões, precisou fazer uma série de adaptações para proteger sua plataforma e diminuir o risco de invasões indesejadas nas reuniões. A empresa foi criticada por desproteger a privacidade dos usuários. Para o WhatsApp, a empresa diz que disponibilizará a opção de grupos de videochamadas com até oito pessoas. Hoje, são permitidas apenas quatro.

O Facebook também trouxe de volta o Live With, recurso de transmissão ao vivo na rede social que permite que o usuário adicione outro contato para participar. O modelo é semelhante às lives do Instagram, mas no Facebook. Outra mudança no Instagram é a permissão para assistir a transmissões pelo desktop, mudança estratégica para abarcar pessoas que estão trabalhando em casa pelos seus computadores pessoais.

Fonte: Diário Catarinense

A.M

Outras Notícias

‘PISCINAS DA MORTE’ NO FUNDO DO MAR PODEM CONTER EVIDÊNCIAS DE VIDA EM OUTROS PLANETAS

“Piscinas da Morte” foram encontradas por pesquisadores da UM (Universidade Miami) no fundo do Mar Vermelho. Na área ...

Novo golpe no cartão: criminosos bloqueiam pagamento por aproximação; saiba como se proteger

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança, a fim de provocar o...

Conheça formiga que brilha no escuro; inseto possui luz verde que ‘acende’ com cheiros

Cientistas da Universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos, criaram uma formiga transgênica que brilha no escuro. ...

Inteligência emocional para traders é tema de curso gratuito oferecido pela Nelogica na Invest Academy

A Nelogica, investech brasileira com a maior participação do mercado pago de plataformas de investimento do país e um...