Comitê discute segurança para as Eleições 2020

O Comitê de Segurança das Eleições no âmbito da Justiça Eleitoral catarinense, criado pela Portaria 157 de 17 de agosto de 2018 para coordenar as ações de segurança e gerenciar os potenciais riscos ao processo eleitoral, se reuniu na tarde desta terça-feira (13) para discutir o pleito eleitoral deste ano. O grupo é coordenado pelo juiz do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Wilson Pereira Júnior.


Participaram da primeira reunião do Comitê: o juiz substituto do TRE-SC, Marcelo Pons Meirelles; o diretor-geral do TRE-SC, Daniel Sell; o delegado da Polícia Federal, Alexandre de Andrade Silva, que substituiu a delegada Paula Dora Aostri Morales; o tenente-coronel da Polícia Militar, Sandro Nunes; Armando Quadros da Silva Neto, que substituiu o delegado da Polícia Civil, Antônio Alexandre Calii, do Colegiado Superior da Segurança Publica de SC; o delegado da Polícia Civil Diego Gonçalves de Azevedo; o delegado da Polícia Civil, Mauro Cândido, do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de SC; e Ivan Castilho, do Setor de Inteligência do TJ-SC .


O Comitê tem como objetivo garantir a segurança do processo eleitoral nas eleições gerais e municipais. O grupo planejará as ações de segurança relativas à execução das atividades constantes do planejamento das eleições municipais. O Comitê será o responsável por intermediar o contato entre o TRE-SC e os órgãos de segurança pública, atuando conjuntamente no planejamento das medidas necessárias à garantia da realização das eleições.


Na abertura da reunião, de forma virtual, o juiz do TRE-SC, Wilson Pereira Júnior, disse que conta com a força de todas as instituições para garantir eleições municipais tranquilas. “Nós, como Tribunal, precisamos de suas instituições para que tudo se encaminhe bem, no mínimo, até o dia 29 de novembro, data de possíveis segundo turno em três cidades: Florianópolis,, Blumenau e Joinville. Mas o grande desafio será o 15 de novembro, quando teremos eleições nos 295 municípios do Estado”, afirmou.


Durante o encontro foram apresentados pontos de atenção do Comitê, como a segurança no transporte e locais de armazenamento das urnas, as demandas de reforço policial apresentadas pelos juízes eleitorais e a atuação das forças de segurança no dia das eleições.


O combate às Fake News também foi discutido na reunião. O juiz Wilson Pereira Júnior pediu auxilio máximo das instituições e enfatizou o trabalho do TRE-SC contra a desinformação. “Estamos propensos, nas eleições deste ano, a ser mais uma vez bombardeados, no que se refere às Fake News, mas o TRE-SC saiu na frente e encampou campanhas publicitárias de combate a este mal. Temos que encorajar a população, os eleitores de que eles podem ir votar, que eles estão seguros”, frisou.


Na reunião, o grupo definiu o encaminhamento de um ofício aos juízes eleitorais informando sobre a formação do Comitê no intuito de auxiliá-los em eventuais fatos que necessitem uma ação de polícia investigativa. A Presidência do TRE-SC já havia consultado os juízes a respeito da segurança de armazenamento das urnas, segurança pessoal dos funcionários da Justiça Eleitoral e dos próprios magistrados.

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Outras Notícias

Candidatos às Eleições 2024 têm até 8 de maio para estar com situação eleitoral regular

Quem deseja disputar um cargo nas Eleições Municipais de 2024 — prefeito, vice-prefeito ou vereador — também deve est...

Nova executiva do PSDB de Piratuba apresenta planejamento estratégico para a eleição deste ano

Na noite da sexta-feira, 12, a nova executiva do PSDB se reuniu para apresentar o planejamento estratégico, visando a...

PP oficializa o vereador Jozinão como presidente do diretório de Piratuba

Após confirmar o nome do vereador Luiz Henrique Jozinão como pré-candidato a prefeito de Piratuba, o Partido Progress...

Marcelo Minks é o pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ipira

O PSD – Partido Social Democrático – confirmou o nome do ex-secretário de saúde de Ipira, Marcelo Minks, como pré-can...