Imagem: Divulgação / Deputado Ivan Naatz

Deputado Ivan Naatz critica a derrubada de decretos que flexibilizavam a atividade turísticas durante a pandemia

Ivan Naatz (PL) que é presidente da comissão de turismo da Alesc e deputado estadual criticou nas redes sociais a decisão da justiça em derrubar diversos decretos, editados pelo governo do estado nos últimos dias, que flexibilizava algumas das restrições no setor de turismo do estado.

Em vídeo, Naatz chama a atenção da luta encampada pelo parlamentar, juntamente com outras frentes do setor, e que agora foi afetada por uma decisão judicial. "E aí, depois disso tudo, construído a várias mãos, do setor produtivo ter trabalhado, nós termos construído, ouvido todo mundo, vem uma decisão judicial que a gente respeita, mas sem nenhuma sensibilidade, sem nenhuma resiliência." argumenta o deputado.

Naatz alertou o TJ e pediu ainda sensibilidade do poder judiciário com as pessoas que foram afetadas no endurecimento das medidas, que deixou o turismo praticamente sem funcionamento por longos meses. "O poder judiciário precisa compreender o sofrimento que tem as pessoas, eles não tem o seu salário no final do mês garantido. Estas pessoas precisam trabalhar para ter renda, para sustentar suas famílias, as suas contas. As pessoas que tem casas de espetáculos, hotéis, precisam trabalhar com segurança." diz Naatz.

Outra crítica postada pelo deputado no vídeo diz respeito a interferência do poder judiciário nas decisões do governo do estado. "Essa intervenção do poder judiciário nas ações do executivo são totalmente acima do limite constitucional, não só prejudicam a relação saudável entre o poder legislativo, executivo e judiciário mas intervém diretamente na economia, e economia não é papel do poder judiciário." alerta Naatz, que é advogado e constitucionalista.

Entenda o caso

Uma liminar, de autoria do Ministério Público pediu ao TJ a revisão de algumas flexibilizações que foram editadas em decreto pelo governo do estado. Elas abrangem o uso total de hotéis e pousadas, uma maior flexibilização para shoppings, centros comerciais, galerias, além de casas noturnas, boates, pubs e casas de shows. Algumas decisões como liberação de parques termais, por exemplo, ficaram de fora.

Todas estas foram conquistas articuladas pela comissão de turismo, presidida por Naatz, em conversas com setores e sociedade civil. Com isto, e até que não se derrube a liminar, as restrições anteriores devem voltar, já retomadas através da derrubada de decretos.

Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM

Outras Notícias

TRE mantém decisão e rejeita ação contra PSD em Piratuba

O TRE - Tribunal Regional Eleitoral - manteve, por unanimidade, sentença que julgou improcedente a denúncia formulada...

Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito de Pouso Redondo por compra de votos e abuso de poder político

A Justiça Eleitoral da 57ª Zona Eleitoral de Trombudo Central proferiu, nesta semana, sentença que determina a cassaç...

Cancelamento de títulos: eleitores já podem requerer regularização

Quem está em dívida com a Justiça Eleitoral e perdeu o prazo de regularização encerrado na segunda-feira, 19 de maio,...

Ronaldo Lovatto é o novo presidente do MDB de Piratuba

O empresário Ronaldo Lovatto é o novo presidente do MDB de Piratuba para o biênio 2025-2027. A eleição do novo diretó...