Em Brasília, Carlos Moisés propõe injetar recursos do Estado para acelerar duplicação da BR-470

O governador Carlos Moisés propôs ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a injeção de recursos estaduais para acelerar a obra de duplicação da BR-470, entre Navegantes e Indaial, no Vale do Itajaí. A proposta foi feita durante uma reunião no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, na tarde desta quarta-feira, 27. Segundo o governador, o modelo ainda está sendo estudado e será debatido também com a bancada federal de Santa Catarina, tanto na Câmara quanto no Senado. O objetivo é auxiliar o Governo Federal para que os serviços de ampliação da capacidade da principal rodovia do Vale ganhem mais agilidade.

“No caso da BR-470, o Estado utilizaria recursos próprios, por meio de um convênio (com o Governo Federal). O Estado poderia fornecer os valores para acelerar a obra em algum dos lotes, enquanto a União poderia focar em outra parte. Vamos estudar esse modelo juntamente com a nossa bancada federal, que é parceira no direcionamento de emendas, para investir nesta rodovia tão importante para os catarinenses”, afirmou o governador ao fim da audiência.

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas destacou que a proposta é muito bem-vinda. Ele ressaltou que já há parcerias como essa ocorrendo em outras unidades da federação, como o Paraná.

“É uma ideia que agrada bastante. Essa proposta é muito bem recebida. Isso nos dá uma perspectiva de aumento do fôlego financeiro, que é o que nós precisamos para avançar mais na execução física. Estabelecemos como prioridade para Santa Catarina neste ano as BRs 280, 470 e 163. Queremos avançar a passos largos na duplicação da BR-470, de Navegantes a Blumenau, e será muito mais fácil de cumprir nosso objetivo se tivermos esse apoio”, destacou o ministro.

O governador lembrou ainda que o Estado já vem investindo na duplicação do trecho estadualizado da BR-280, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. Sobre a BR-163, o chefe do Executivo estadual se colocou à disposição para ajudar como for possível na revitalização do trecho entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

Outros destaques da reunião

Com quase duas horas de duração, a reunião teve também a presença dos secretários de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, da Fazenda, Paulo Eli, e da Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino. O governador Carlos Moisés também discutiu sobre a situação dos portos catarinenses e a possibilidade de aumentar os investimentos privados no sistema portuário. Também foi debatida a situação da rede ferroviária de Santa Catarina.

“A infraestrutura é nossa prioridade número um. Com ela caminhando bem, todas as outras áreas de atuação do Estado - como Saúde, Educação Segurança – também vão avançar, pois conseguiremos manter a nossa arrecadação e atrair a iniciativa privada para investir, em um ambiente adequado, para a nossa economia crescer”, destaca o governador.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira, outra boa notícia é que o Estado vai contratar o projeto para recuperação do trecho sul da BR-163, entre São Miguel do Oeste e Itapiranga, pois o processo de federalização não tem prazo para ser concluído por parte do Governo Federal.

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...