Sérgio Lima/Poder360

Governo federal anuncia vacina brasileira Versamune

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciou nesta 6ª feira (26.mar.2021) que foi protocolado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o pedido de autorização para testes clínicos em humanos da vacina brasileira Versamune-CoV-2FC contra a covid-19. O ministério divulgou um comunicado a jornalistas com informações sobre o imunizante.

A vacina, segundo o governo, é financiada pelo MCTI e partiu da pesquisa coordenada pelo professor Célio Lopes Silva, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em parceria com a empresa brasileira Farmacore Biotecnologia e a PDS Biotechnology Corporation.

Segundo o ministro, a empresa apresentou à Anvisa dados pré-clínicos de testes já realizados em roedores e solicitou na 5ª feira (25.mar) os testes em humanos.

“Já temos recursos para financiar testes pré-clínicos com 360 pessoas. Nessa fase, são feitos para testar a segurança da vacina. Logo depois, entram testes clínicos de fase 3 com 20, 30 mil pessoas para testar eficácia“, disse Pontes a jornalistas no Palácio do Planalto. O anúncio foi feito ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O MCTI afirma ter garantidos R$ 200 milhões no Orçamento para o financiamento de estudos clínicos de vacinas brasileiras.

BUTANVAC
O Instituto Butantan anunciou na manhã desta 6ª feira, horas antes do anúncio do governo federal, que também desenvolveu uma vacina contra a covid-19, a ButanVac. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, falaram com jornalistas.

Perguntado se o anúncio da Versamune foi uma estratégia do governo Bolsonaro frente ao anúncio de Doria, Pontes disse que “uma coisa nada tem a ver com a outra”.

“Temos trabalhado nisso, anunciado a sequência de trabalho com vacinas nacionais já por bastante tempo. Eu estava na expectativa de anunciar o mais rápido possível. Minha previsão era fazer isso assim que eles entrassem [com o pedido de testes na Anvisa]”, disse no Planalto.

Dentro do governo, a estratégia é contestar a informação de que a Butanvac é a 1ª vacina brasileira contra a covid-19. A iniciativa do MCTI foi protocolada na 5ª feira (25.mar) na Anvisa, antes que a do Butantan. A agência confirmou o pedido em nota divulgada à imprensa (leia abaixo). Interlocutores do governo também dirão que as datas e os recursos divulgados pelo governo paulista não são factíveis.

A ButanVac foi produzida inteiramente por cientistas do instituto. As etapas em laboratório também foram concluídas e agora será pedida à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a autorização para testes em humanos, o mesmo tipo de pedido que a empresa da Versamune fez. O pedido deve ser feito ainda nesta 6ª feira (26.mar) para o início dos testes das fases 1 e 2.

“Os resultados dos testes pré-clínicos se mostraram extremamente promissores, o que nos permite evoluir para os testes em voluntários já agora, no próximo mês de abril, desde que a Anvisa autorize”, disse Doria. “Essa é uma dose de esperança para o Brasil“, afirmou.

Eis a nota divulgada pela Anvisa nesta 6ª feira:

“A Anvisa recebeu o pedido para realização de estudo fase 1 e 2 da vacina Versamune®️-CoV-2FC. Trata-se de uma vacina desenvolvida numa parceria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, a empresa Farmacore e PDS Biotechnology, dos Estados Unidos. Segundo os procedimentos da Anvisa, a análise considerará a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratório e animais”.

Poder 360

Outras Notícias

Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos

Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu aos 93 anos, na madrugada deste sábado (17/8...

Prevenção Contra Golpes: Dicas Especiais dos Gerentes da Sicredi UniEstados

Com o aumento dos golpes por meio de ligações, mensagens e aplicativos como o WhatsApp, estar informado é essencial p...

Candidatos ao Concurso Unificado poderão anotar respostas das provas

Os mais de 2,1 milhões de candidatos que fizerem as provas do Concurso Público Nacional Unificado em 18 de agosto rec...

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...