Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Carlos Moisés consegue votos necessários e escapa de impeachment em SC

O governador afastado de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), foi absolvido no processo de impeachment pelo Tribunal Especial da Assembleia Legislativa do estado nesta sexta-feira (7).

Para a Corte, formada por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais, Moisés não cometeu crime de responsabilidade ao comprar 200 respiradores ainda no início da pandemia da Covid-19, por R$ 33 milhões, sem licitação.

A sessão iniciada às 9h desta sexta-feira (7) teve os votos antecipados pelos componentes do Tribunal Especial ainda na fase de debates. Com isso, o julgamento se tornou mais célere e formou maioria ainda nas manifestações. A sessão foi encerrada pelo presidente do tribunal, desembargador José Roesler, às 14h17.

Votaram pela absolvição e arquivamento do processo os deputados estaduais Marcos Vieira (PSDB), José Milton Scheffer (PP), Valdir Cobalchini (MDB) e Fabiano da Luz (PT). Os desembargadores Sônia Schmidt, Roberto Pacheco, Luiz Zanelatto e Rosane Wolff, relatora do processo, votaram a favor do impeachment.

Com o afastamento, a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) ocupou o governo de SC interinamente. Agora, no entanto, Moisés deve retornar ao posto.

O julgamento começou com o pronunciamento dos advogados de acusação, que apontaram os principais pontos do processo de impeachment e defenderam a condenação do governador afastado.

Na sequência, o advogado de defesa, Marcos Fey Probst, defendeu a permanência de Moisés no cargo. Segundo ele, "não há omissão jurídica relevante" que justifique o impeachment e que a "acusação desrespeita a investigação de vários órgãos de controle".

A fase de debates começou por volta das 11h30 com a fala da desembargadora Sônia Maria Schmidt, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A desembargadora optou por adiantar seu voto ainda na fase de debates – assim como os demais componentes.

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo
A.M

Outras Notícias

PSDB oficializa o nome de Leandro Förster como pré-candidato a prefeito em Ipira

O vereador Leandro Förster, que havia se desfiliado do PL na semana passada, ingressou oficialmente no PSDB e será o ...

Vereador Luiz Gomes deixa o PSD e oficializa filiação no PSDB

O vereador Luiz Gomes regressou, na noite de ontem, 27 de março, ao PSDB. A ficha de filiação foi abonada pelo presid...

Presidente da Câmara de Ipira, vereadora Arlete Huf, troca o PT pelo PL

A presidente da câmara de vereadores de Ipira, Arlete Huf, oficializou sua filiação ao PL - Partido Liberal - no últi...

Vereador Leandro Förster deixa o PL e será pré-candidato a majoritária nas eleições deste ano

Leandro Förster comunicou nesta semana a sua desfiliação ao PL – Partido Liberal. O vereador confirmou a informação o...