UFC 262: Charles do Bronx nocauteia Michael Chandler e é campeão peso-leve do UFC

Quem disse que para ser rei é preciso nascer em Londres, ter uma mãe rainha, falar inglês e se chamar Charles? Enquanto o mundo inteiro aguarda que o filho mais velho da Rainha Elizabeth, da Inglaterra, algum dia assuma a coroa do trono britânico, outro Charles, nascido no Guarujá, filho de família simples e trazido ao mundo por dona Ozana Oliveira, provou que realeza de verdade não se herda, mas se conquista.

Após quase 11 anos e 28 batalhas no octógono, Charles do Bronx tomou para si o cinturão dos pesos-leves do UFC ao derrotar o americano Michael Chandler por nocaute aos 19s do segundo round neste sábado, no UFC 262, em Houston (EUA). Se os recordes na carreira já deixavam o brasileiro na elite do MMA, o cinturão o coloca na família real do esporte no país.

- Provei que eu posso ser o melhor da categoria. Ei Dana, aposta em mim. Você trouxe um monstro do Bellator e eu disse que ia nocautear, e nocauteei. Eu disse para você que eu era um menino no meio dos leões, mas eu agora sou um leão no meio dos leões! Favela, a gente venceu de novo! Pode chorar, mas chora de alegria, que é nosso! Pode chover pedra, irmão, porque quando a pedra voltar, irmão, vão cair todos. Estava escrito hoje, era meu dia hoje. Filha, está aqui, você pediu, estou levando! - disse Charles do Bronx após a luta.

Desolado após a derrota, Michael Chandler reconheceu a superioridade do brasileiro.

- Acho que vimos um dos caras mais duros do mundo reagir de adversidade, Charles Oliveira é para valer. Eu vou voltar, prometo a todos vocês que eu vou disputar esse cinturão novamente, e vou conquistá-lo.

A luta
A luta começou com um chute baixo de Charles do Bronx que derrubou Michael Chandler. O americano tentava acertar a linha de cintura do brasileiro, que conseguiu a derrubada. Chandler tentou encaixar uma guilhotina, mas Do Bronx se defendeu e inverteu a posição, dominando as costas de Chandler. Com o cadeado fechado na cintura, o brasileiro viu Chandler explodir e sair da posição, se levantando e voltando a ficar de pé. Do Bronx se levantou e, na trocação, recebeu dois golpes fortes do americano e caiu junto à grade. O brasileiro se defendia com a guarda fechada, tentando evitar os fortes golpes do rival.

A volta para o segundo round foi brutal. Charles do Bronx avançou sobre Michael Chandler e encaixou uma esquerda devastadora. Chandler sentiu e o brasileiro encaixou uma sequência duríssima de golpes, derrubando o americano e forçando o árbitro a encerrar a luta, decretando a conquista do cinturão dos pesos-leves para Charles do Bronx.

Dariush vence Ferguson com atuação pragmática
Lutando com o livro de regras debaixo do braço, o peso-leve iraniano Beneil Dariush venceu o americano Tony Ferguson por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27) no co-evento principal do UFC 262. Fazendo um jogo eficiente para não dar espaço ao rival em nenhum momento, o iraniano dominou o rival no chão e venceu todos os rounds basicamente da mesma forma, impondo a Ferguson a sua terceira derrota seguida.

A luta começou com Dariush tomando a iniciativa do combate, conectando golpes seguidos em Ferguson. O americano tentava responder, mas o iraniano botava pressão e derrubou o rival junto à grade. Por baixo no chão, Ferguson tentou encaixar um triângulo, mas não conseguiu. Dariush jogava golpes seguidos no "ground and pound", mas não tinha precisão, errando a maioria. Mesmo assim, ele mantinha Ferguson sob domínio no solo, terminando o round por cima.

Dariush voltou para o segundo round tentando voltar a pressionar o americano, mas ao chegarem na grade, Ferguson tentou encaixar um triângulo de mão, mas o braço não estava bem ajustado. O iraniano voltou a atacar no "ground and pound" enquanto Ferguson apenas se defendia. Em um descuido do iraniano, Ferguson inverteu a posição, mas Dariush encaixou uma chave de calcanhar. O americano desfez a posição acertando chutes no braço do iraniano, que manteve o domínio no chão até o intervalo.

O iraniano recomeçou a luta tentando pressionar Ferguson, e conseguiu mais uma vez derrubá-lo junto à grade. O americano não conseguia se livrar de Dariush, que o mantinha sob controle com a guarda passada. Ferguson tentava um estrangulamento, mas o iraniano mantinha a pressão e não dava espaço para o americano trabalhar, ficando por cima no chão até o fim da luta.

Globoesporte

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...