Estado discute terceira onda do novo coronavírus

O secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro promoveu uma reunião ampliada na manhã desta terça-feira (25) com técnicos da SES, Ministério da Saúde e entidades para avaliar o atual momento da pandemia e construção de processos para as ações de enfrentamento diante de uma terceira onda Santa Catarina. O encontro reuniu representantes de órgãos de controle como Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, além de entidades como COSEMS e Associações e Federações de representativas de Hospitais Filantrópicos e o secretário adjunto de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes.

"Esse encontro tem o objetivo de buscarmos soluções conjuntamente e debatermos a organização de medidas que precisam ser tomadas imediatamente em relação à compras de medicamentos e equipamentos, mais contratação de pessoal para as unidades e possibilidade de serviços privados para auxíliar esse enfrentamento", disse.

já foi definida uma agenda entre as entidades para o debate de medidas que visem estruturar o enfrentamento. Logo após a reunião, grupos técnicos da SES passaram a discutir se novas ações e fluxos de processos.

Motta Ribeiro ainda abordou a questão da cirurgia eletivas. Antes da pandemia eram 63 mil pessoas aguardando cirurgia e atualmente esse número chega a 97 mil pessoas.
"Essa é uma questão que temos discutido com entidades para ampliar a oferta em nossa rede hospitalar, que já é bastante robusta".

O secretario André Motta Ribeiro viaja a Brasília nesta quarta e quinta-feira, onde participa da Assembleia Geral do Conass (Conselho Nacional dos Secretários da Saúde) e cumpre extensa agenda no Ministério da Saúde, incluindo audiência com o ministro Marcelo Queiroga.

Fabrício Escandiuzzi

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...