Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deu início nesta sexta-feira (30) à fabricação do primeiro lote de pré-validação da vacina contra a Covid-19 com o ingrediente farmacêutico ativo nacional (IFA). Nesse primeiro momento, serão produzidos dois lotes de pré-validação e três de validação, que passarão por testes de controle de qualidade em Bio-Manguinhos e comparabilidade junto à AstraZeneca.

A previsão é que as doses 100% nacionais comecem a ser entregues no último trimestre do ano. Os lotes estão na fase de expansão celular, quando as células são multiplicadas em meios de cultivo, para depois serem infectadas com o vírus, receberem o tratamento enzimático e, com isso, seguirem para as demais etapas.

Também serão enviadas para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as documentações necessárias para alteração no registro da vacina, incluindo o novo local de fabricação do IFA. Essa documentação é condição necessária para entrega das vacinas ao Programa Nacional de Imunização (PNI).

A fábrica de Bio-Manguinhos permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do IFA importado e segue negociando o envio de novas remessas do insumo para o mês de agosto. A produção, que chegou a bater, nesta semana, 1.165.000 milhão de doses processadas em um só dia, segue com a perspectiva de ampliação de sua capacidade com a instalação de uma terceira linha de processamento final de vacinas.

Nesta sexta-feira, a Bio-Manguinhos concluiu, com resultado satisfatório, a inspeção regulatória da Anvisa para obtenção das condições técnico-operacionais (CTO) da nova linha de processamento. A formalização do resultado ocorrerá após a elaboração do relatório pela Anvisa e sua publicação no Diário Oficial da União. No espaço, poderão ser envasadas até 225 mil doses do imunizante.

A Fiocruz alcançou a marca de 80,4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), com a entrega de aproximadamente 2,2 milhões de doses nesta sexta-feira (30) .

Desse total, 76,4 milhões foram processadas na Fiocruz e 4 milhões foram importadas prontas do Instituto Serum, da Índia. Outro marco da Fundação está relacionado à soberania nacional da produção do imunizante: teve início a fabricação do primeiro lote de pré-validação com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) produzido em Bio-Manguinhos.

CNN

Outras Notícias

Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos

Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu aos 93 anos, na madrugada deste sábado (17/8...

Prevenção Contra Golpes: Dicas Especiais dos Gerentes da Sicredi UniEstados

Com o aumento dos golpes por meio de ligações, mensagens e aplicativos como o WhatsApp, estar informado é essencial p...

Candidatos ao Concurso Unificado poderão anotar respostas das provas

Os mais de 2,1 milhões de candidatos que fizerem as provas do Concurso Público Nacional Unificado em 18 de agosto rec...

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...