Microsoft lança Windows 11 com atualização gratuita

Nesta segunda-feira (4), um dia “antes” do lançamento oficial, a Microsoft lançou o novo Windows 11. Por conta do fuso horário ao redor do mundo, e como já é 5 de outubro em alguns países, usuários do Windows 10 já podem atualizar suas máquinas gratuitamente para a nova versão do sistema operacional (SO).

Além disso, os primeiros computadores compatíveis com o Windows 11 também já podem ser comprados a partir de hoje. No Brasil, a atualização deve ser lançada na manhã de terça-feira (5). Com o lançamento, o CPO (Chief Product Officer) do Windows e Devices da Microsoft, Panos Panay, cita que "uma nova era para o PC começa hoje".

Usuários do Windows 10 que pretendem fazer a atualização podem conferir pelo aplicativo PC Health Check se o dispositivo está qualificado. Da mesma forma, é possível apenas acessar as configurações do Windows Update e confirmar se a atualização já está disponível.

Vale notar que a atualização do Windows 11 será dividida em fases. Assim, a atualização deve chegar primeiro para “os novos dispositivos qualificados”. Posteriormente, ela será disponibilizada para outros computadores a partir da elegibilidade. Segundo a empresa, “todos os dispositivos qualificados” devem ser atualizados até meados de 2022.

Uma cara totalmente nova
O Windows 11 traz um visual renovado aos computadores. Segundo a empresa, ele “aproxima você do que você ama e foi projetado com você no centro”, dando destaque aos usuários. A empresa ainda cita que as mudanças do novo menu Iniciar, na barra de tarefas, nas fontes, ícones e sons do sistema devem apresentar "uma experiência mais moderna, fresca e bonita".

O Windows 11 também traz Widgets em uma nova central que permite a visualização rápida de aplicativos, e-mails, calendários, lembretes e mais. Outra mudança diz respeito ao Microsoft Teams, que agora é ainda mais integrado ao SO.

A loja de aplicativos do Windows passou por uma grande reformulação. Além do novo visual, a empresa cita ter melhorado a curadoria de apps na Microsoft Store, as páginas de divulgação, as páginas de jogos e o desempenho da loja no geral. A nova loja também chegará ao Windows 10, garante a companhia.

Com isso, o Windows 11 também será capaz de reproduzir aplicativos do Android graças a parcerias com Intel e Amazon Appstore. A empresa também espera que mais empresas que distribuem aplicativos se integrem à loja do Windows. Segundo a Microsoft, “em breve” usuários do programa Insiders terão acesso à novidade.

Tecmundo

Outras Notícias

‘PISCINAS DA MORTE’ NO FUNDO DO MAR PODEM CONTER EVIDÊNCIAS DE VIDA EM OUTROS PLANETAS

“Piscinas da Morte” foram encontradas por pesquisadores da UM (Universidade Miami) no fundo do Mar Vermelho. Na área ...

Novo golpe no cartão: criminosos bloqueiam pagamento por aproximação; saiba como se proteger

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança, a fim de provocar o...

Conheça formiga que brilha no escuro; inseto possui luz verde que ‘acende’ com cheiros

Cientistas da Universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos, criaram uma formiga transgênica que brilha no escuro. ...

Inteligência emocional para traders é tema de curso gratuito oferecido pela Nelogica na Invest Academy

A Nelogica, investech brasileira com a maior participação do mercado pago de plataformas de investimento do país e um...