Venda da Oi Móvel para Claro, TIM e Vivo é aprovada pela Anatel

A Oi Móvel está mais próxima do seu fim. Em uma reunião extraordinária, o conselho diretor da Anatel concedeu anuência prévia que permite da venda dos ativos de telefonia celular para Claro, TIM e Vivo. O negócio de R$ 16,5 bilhões foi firmado em dezembro de 2020 e ainda aguarda aprovação por parte do Cade.

O processo de venda da Oi Móvel entrou na pauta da mesma reunião que aprovou a chegada da Starlink no Brasil, mas um pedido de vistas do conselheiro Vicente de Aquino prorrogou a decisão. Não demorou muito, e os membros da Anatel aceitaram a anuência prévia por unanimidade.

Com a venda dos ativos de telefonia móvel, a Oi espera colocar um fim ao seu processo de recuperação judicial que se arrasta desde 2016. A companhia colocou praticamente todo seu foco no serviço de internet residencial por fibra óptica (Oi Fibra) através de uma rede neutra, a V.tal.

💊 Os remédios para a venda da Oi
A venda da Oi Móvel traz grande impacto para o setor de telefonia celular, dado que se trata de uma grande prestadora com atuação nacional. O relator do processo, Emmanoel Campelo, propôs a adoção de alguns remédios para permitir o fatiamento entre Claro, TIM e Vivo.

Os remédios incluem aqueles propostos pela área técnica da Anatel em setembro de 2021. Confira:

1. Oferta de referência para MVNOs
Claro, TIM e Vivo deverão ter uma oferta pública de operadoras virtuais (MVNOs) com “condições justas, razoáveis e não discriminatórias de contratação, sob um regime de livre negociação e definição de preços.

As compradoras deverão disponibilizar a rede em todas as tecnologias disponíveis. Em tese, isso deve permitir que novos competidores atuem no mercado de telefonia móvel, inclusive para prestação de comunicação máquina a máquina (Internet das Coisas).

2. Oferta de referência para roaming nacional
Esse remédio visa atender prestadoras de pequeno porte. Claro, TIM e Vivo deverão ter uma oferta pública de roaming nacional, permitindo que operadoras menores contratem as gigantes para fornecer cobertura em mais regiões.

Nessa oferta de roaming, Claro, TIM e Vivo deverão atender os clientes visitantes de forma isonômica e não discriminatória, sem aplicar condições de exclusividade, preferência ou restrições ao direito de contratar o roaming nacional.

3. Migração de clientes da Oi Móvel
Os clientes não ficarão desassistidos, e serão divididos entre Claro, TIM e Vivo. No entanto, a Anatel estabeleceu algumas medidas para garantir o interesse dos consumidores da Oi Móvel:

os clientes terão direito a fazer portabilidade numérica para outra operadora a qualquer momento;
não haverá migração automática de fidelização, caso o cliente da Oi Móvel esteja em um contrato com tempo mínimo de permanência, bem como ausência de cobrança de multa dos contratos existentes;
segregação transparente de contratos de clientes com combos da Oi (com fixo, banda larga ou TV), com comunicação ao consumidor;
4. Comunicação na base brasileira da Antártida
Em seu voto que foi acolhido pelos demais conselheiros, Vicente de Aquino acrescentou uma cláusula para garantir a cooperação entre a Oi e o ProAntar, programa do governo brasileiro de exploração na Antártida.

Claro, TIM e Vivo deverão garantir a continuidade do compromisso anteriormente firmado pela Oi, e precisam fornecer conectividade fixa, TV via satélite e celular (com redes 2G, 3G e 4G) para a missão brasileira até 21 de fevereiro de 2024.

📟 A comunicação com os clientes da Oi
Além dos remédios, Claro, Oi, TIM e Vivo deverão apresentar um plano de comunicação aos consumidores.

As teles serão obrigadas a disponibilizar:

um cronograma com todas as informações, bem como página no site da Oi e demais compradoras com os direitos dos consumidores;
canais de comunicação disponíveis para dúvidas;
informações sobre o direito de escolha do plano e a opção de fidelização mediante consentimento prévio e expresso, ainda que o plano seja similar ao contratado com a Oi;
informações da preservação da privacidade dos dados.
⏳ Claro, Oi, TIM e Vivo aguardam aprovação do Cade
Se você pensou que o aval da Anatel finaliza o negócio, ledo engano. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deverá julgar a compra da Oi Móvel pela Claro, TIM e Vivo.

O parecer do antitruste deveria ter saído no ano passado, mas os membros do Cade pediram extensão do prazo por se tratar de um negócio complexo. O conselho diretor do órgão deve julgar a compra da Oi Móvel até fevereiro de 2022.

Tecnoblog

Outras Notícias

‘PISCINAS DA MORTE’ NO FUNDO DO MAR PODEM CONTER EVIDÊNCIAS DE VIDA EM OUTROS PLANETAS

“Piscinas da Morte” foram encontradas por pesquisadores da UM (Universidade Miami) no fundo do Mar Vermelho. Na área ...

Novo golpe no cartão: criminosos bloqueiam pagamento por aproximação; saiba como se proteger

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança, a fim de provocar o...

Conheça formiga que brilha no escuro; inseto possui luz verde que ‘acende’ com cheiros

Cientistas da Universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos, criaram uma formiga transgênica que brilha no escuro. ...

Inteligência emocional para traders é tema de curso gratuito oferecido pela Nelogica na Invest Academy

A Nelogica, investech brasileira com a maior participação do mercado pago de plataformas de investimento do país e um...