Novo Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2022-2040 é aprovado

No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), presidido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), aprovou o novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para o período de 2022 a 2040. O documento promove a modernização dos recursos hídricos, com sustentabilidade ambiental e parcerias com a sociedade.

Durante a 51ª reunião do Colegiado, o secretário nacional de Segurança Hídrica e secretário-executivo do CNRH, Sérgio Costa, fez um panorama das ações do MDR relacionadas à segurança hídrica desde o início da atual gestão. "A gestão da água é prioridade para o MDR. Estamos trabalhando para garantir água em qualidade, quantidade e com regularidade para a sociedade. Esse é um plano democrático e seguro e, com ele, entregaremos o necessário para todos", reforçou.

O documento aprovado pelos conselheiros contempla ações e metas de curto, médio e longo prazos, distribuídos em cinco Programas de Ações, que abordam assuntos como a gestão para a prevenção e redução de conflitos pelo uso da água; os investimentos em infraestrutura hídrica e sua gestão e operação; a revitalização de bacias hidrográficas; medidas de adaptação às mudanças climáticas; e prevenção e o enfrentamento de eventos extremos de secas e cheias.

Além disso, também está sendo complementada uma agenda normativa para temas que merecem regulamentação, sejam por Lei, Decreto ou Resoluções do Conselho, abordando, por exemplo, o estabelecimento de diretrizes para o reuso de água.

Ao longo de 2021, o MDR conduziu processo participativo envolvendo mais de 3,6 mil pessoas em seminários nacionais, consultas on-line e 22 oficinas de trabalho que discutiram a elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos.

Outras propostas

Também foi aprovada resolução que estabelece diretrizes para a fiscalização da segurança de barragens de acumulação de água para usos múltiplos. A apreciação dessa norma contribuirá para a uniformização de processos e induzirá o planejamento e o fortalecimento de ações de fiscalização, favorecendo a implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens.

Outras Notícias

Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos

Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu aos 93 anos, na madrugada deste sábado (17/8...

Prevenção Contra Golpes: Dicas Especiais dos Gerentes da Sicredi UniEstados

Com o aumento dos golpes por meio de ligações, mensagens e aplicativos como o WhatsApp, estar informado é essencial p...

Candidatos ao Concurso Unificado poderão anotar respostas das provas

Os mais de 2,1 milhões de candidatos que fizerem as provas do Concurso Público Nacional Unificado em 18 de agosto rec...

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...