Vereador Enio Paggi (PP) é mais um nome cotado a disputar a prefeitura de Capinzal

Nesta terça-feira, dia 09, o repórter, Álvaro José, conversou com Enio José Paggi, atual vereador do Partido Progressistas, que anunciou uma possível pré-candidatura a prefeito do município.

Enio, tem 68 anos, é técnico em construção civil e possui três mandatos como vereador. Além de experiência em cargos como secretário e diretor de habitação, é uma figura conhecida na política capinzalense. Ele compartilhou sua trajetória na política e falou sobre seus planos para o futuro.

Paggi relembrou seu envolvimento desde o final dos anos 70, destacando seu papel na criação da diretoria de habitação em Capinzal na gestão do ex-prefeito Hilton Pedro Paggi. Ele ressaltou a importância do Fundo Rotativo Habitacional, que possibilitou a construção de 547 novas unidades no município. Destacou a falta de moradias adequadas, mencionando casos de famílias dividindo o mesmo espaço. Ele também enfatizou a necessidade de retomar projetos habitacionais, considerando o atual déficit no município.

Ao abordar sua atuação na Câmara de Vereadores, Enio destacou projetos importantes, como a proibição do uso de bebidas alcoólicas em locais públicos, a proibição de fogos e artifícios estampidos com barulho, e o reconhecimento da língua italiana no município. Ele ressaltou a relevância do projeto que resultou na presença de vigias armados nas escolas, proporcionando segurança aos alunos, professores e pais.

O parlamentar destacou sua contribuição significativa para a vinda do SENAI à Capinzal. Em 2005, ele propôs e articulou a instalação da instituição no município. A iniciativa, que contou com o apoio da prefeitura e da BRF (antiga Perdigão), resultou na criação de uma escola que hoje desempenha um papel de extrema importância na formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.

O vereador destacou a importância do transporte urbano e apresentou a proposta de implementar a tarifa zero, alegando que isso beneficiaria a população, especialmente aqueles que dependem diariamente do transporte público. Ele enfatizou que a medida poderia reduzir os gastos mensais das famílias, estimular o comércio local e melhorar a mobilidade urbana, reduzindo o fluxo de veículos e a poluição.

Outra experiência do currículo político de Enio Paggi foi a passagem pela Secretaria de Infraestrutura, no ano de 2013, destacando a necessidade de montar a estrutura da secretaria e enfrentar desafios na execução de projetos, como o PAC 2. Ele falou sobre a importância de investir em pavimentação de estradas no interior do município, visando melhorar a qualidade de vida dos agricultores. Ele ressaltou seu orgulho pelo trabalho realizado na Secretaria de Infraestrutura e agradeceu a colaboração de toda a equipe envolvida.

Pré-candidatura a prefeito e planos futuros
Ao ser questionado sobre sua pré-candidatura a prefeito, Enio Paggi revelou estar preparado para os desafios nas eleições de 2024. Ao mencionar seu nome à disposição do partido, ele destacou sua disposição para encarar o papel de prefeito, enfatizando que, ao longo de sua carreira política, adquiriu conhecimento e compreensão da realidade do município de Capinzal.

Reconhecendo a presença de outros nomes destacados no PP, ele ressaltou a complexidade do processo para se tornar candidato, porém disse demonstrar respeito pelos colegas de partido e enfatiza a importância de ser candidato como um passo necessário para concorrer à prefeitura.

Comentou sobre a importância de ouvir a população, trabalhar em conjunto e garantir que as ações políticas estejam alinhadas aos anseios e necessidades da comunidade. Sua afirmação quanto à preparação reflete seu compromisso e confiança em liderar o município, caso a oportunidade se concretize, e revela uma postura proativa diante dos desafios políticos que podem surgir.

Além disso, Enio ressaltou que, na sua visão, o verdadeiro partido a ser considerado é o povo. Enfatizou a importância de conquistar a confiança da população e destacou que, embora sua filiação partidária seja com o PP, a verdadeira base de seu compromisso político é o apoio e a compreensão da comunidade. Ao expressar que o partido é a população, ele reforça seu entendimento de que a união e colaboração entre diferentes setores da sociedade são cruciais para o desenvolvimento e o progresso do município de Capinzal.

Por fim, o político mencionou que a próxima eleição pode ser sua última, destacando que existe um tempo para entrar e outro para sair da política. Ele expressou seu compromisso em continuar trabalhando em prol da comunidade enquanto estiver ativo na vida pública.


Rádio Nativa

Outras Notícias

Candidatos às Eleições 2024 têm até 8 de maio para estar com situação eleitoral regular

Quem deseja disputar um cargo nas Eleições Municipais de 2024 — prefeito, vice-prefeito ou vereador — também deve est...

Nova executiva do PSDB de Piratuba apresenta planejamento estratégico para a eleição deste ano

Na noite da sexta-feira, 12, a nova executiva do PSDB se reuniu para apresentar o planejamento estratégico, visando a...

PP oficializa o vereador Jozinão como presidente do diretório de Piratuba

Após confirmar o nome do vereador Luiz Henrique Jozinão como pré-candidato a prefeito de Piratuba, o Partido Progress...

Marcelo Minks é o pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ipira

O PSD – Partido Social Democrático – confirmou o nome do ex-secretário de saúde de Ipira, Marcelo Minks, como pré-can...