TRE de Capinzal inicia a geração de mídias para urnas eletrônicas no dia 25 de setembro
O Tribunal Regional Eleitoral de Capinzal realiza neste dia 25 de setembro, a cerimônia pública de geração de mídia para as urnas eletrônicas que serão distribuídas em Piratuba e Ipira.
A geração de mídias é a gravação dos dados necessários nas mídias (espécie de pen-drive) para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições. A mídia de carga contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da Seção Eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos e candidatas que concorrerão às eleições.
A mídia de votação é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação e a mídia de resultado de votação é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
Preparação
Já no dia 28 de setembro é a vez da cerimônia de preparação das urnas eletrônicas, para as eleições municipais em Piratuba e Ipira. O ato será aberto para as coligações, partidos, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil.
Após a preparação das urnas, os compartimentos delas são lacrados fisicamente com lacres especiais produzidos pela Casa da Moeda. Depois desse momento, as urnas são armazenadas em local designado pelo TRE para, às vésperas da eleição, serem transportadas para os locais de votação.