
Veja como votaram os deputados de SC para a urgência do projeto sobre anistia
Foi aprovada na noite desta quarta-feira (17) pela Câmara dos Deputados, a urgência para o projeto de lei, sem texto definido, sobre a anistia aos participantes das manifestações ocorridas a partir de 30 de outubro de 2022. A urgência foi aprovada com 311 votos a favor, 163 votos contra e sete abstenções.
Dos 16 deputados federais por Santa Catarina, 14 votaram a favor da urgência.
Veja como votou cada deputado:
Ana Paula Lima (PT) – Não
Caroline de Toni (PL) – Sim
Cobalchini (MDB) – Sim
Daniel Freitas (PL) – Sim
Daniela Reinehr (PL) – Sim
Fabio Schiochet (União) – Sim
Geovania de Sá (PSDB) – Sim
Gilson Marques (Novo) – Sim
Ismael (PSD) – Sim
Jorge Goetten (Republicanos) – Sim
Julia Zanatta (PL) – Sim
Luiz F. Vampiro (MDB) – Sim
Pedro Uczai (PT) – Não
Pezenti (MDB) – Sim
Ricardo Guidi (PL) – Sim
Zé Trovão (PL) – Sim
Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), um relator será nomeado nesta quinta-feira (18). Motta disse que tem convicção de construir uma solução que busque a pacificação nacional, “o respeito às instituições, o compromisso com a legalidade e levando em conta também as condições humanitárias das pessoas que estão envolvidas nesse assunto”, disse.
Manifestações das bases
A base governista, alinhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se opõe a qualquer tipo de perdão. Durante a sessão desta quarta-feira (17), o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias, criticou duramente a pauta da urgência, afirmando que se trata de um ataque à democracia.
Já a base de oposição cobrou uma anistia ampla e irrestrita, com potencial de beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe e outros quatro crimes.
Por fim, o centrão, defende um texto intermediário, que preveja apenas a revisão das penas impostas aos condenados, formato que também tem encontrado simpatia entre senadores.
SCC10