Bispo que se referiu a Lula como serpente é “promovido” pelo papa Francisco

Dom Darci, até então bispo auxiliar de Aparecida, foi nomeado arcebispo de Diamantina, em Minas Gerais.

O bispo dom Darci José Niciolli, que ganhou destaque da imprensa nesta semana por conclamar os fiéis a pisarem “na cabeça da serpente”, numa referência ao presidente Lula, foi nomeado pelo papa Francisco nesta quarta-feira como arcebispo de Diamantina, em Minas Gerais. Dom Darci era, até então, bispo auxiliar de Aparecida. A nomeação como arcebispo é vista como um tipo de “promoção” na hierarquia católica.

No último domingo, dom Darci disse durante a celebração da missa: “peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente. De todas as víboras que existem e persistem em nossas vidas”. Mais adiante, foi mais explícito: “Daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente. Vencer o mal pelo bem, por Cristo nosso Senhor”, concluiu.

A homilia, que foi transmitida em rede nacional pela TV e rádio Aparecida, ocorreu dois dias após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comparar a uma jararaca para dizer que sobreviveu à suposta ofensiva da Operação Lava Jato. Na sexta-feira, Lula foi levado por condução coercitiva a depor no escritório da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, São Paulo.

Após ter respondido aos questionamentos das autoridades sobre as suspeitas envolvendo ocultação de patrimônio e participação no escândalo do Petrolão, Lula discursou a militantes e à imprensa. Na ocasião o ex-presidente disse que “se tentaram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. A jararaca tá viva, como sempre esteve”.

Após a repercussão de sua homilia, a página de dom Darci no Facebook foi visitada por dezenas de manifestantes pró e contra o ex-presidente, que passaram a atacar ou defender a postura do bispo. Sem querer ser mais explícito, em nota publicada num jornal local, dom Darci afirmou que deixa a interpretação das suas palavras para cada um dos brasileiros.

Sem relação

Embora o anúncio da nomeação como arcebispo tenha ocorrido quase imediatamente após o episódio, a mudança no status de bispos é um processo longo, com duração de, no mínimo, seis meses. Além disso, o clérigo a ser nomeado toma ciência da nomeação semanas antes da mesma tornar-se pública. A “promoção”, portanto, não teria relação direta com as declarações de dom Darci sobre o ex-presidente.

Fonte: GAZETA DO POVO

Outras Notícias

Morre Silvio Santos, dono do SBT, aos 93 anos

Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu aos 93 anos, na madrugada deste sábado (17/8...

Prevenção Contra Golpes: Dicas Especiais dos Gerentes da Sicredi UniEstados

Com o aumento dos golpes por meio de ligações, mensagens e aplicativos como o WhatsApp, estar informado é essencial p...

Candidatos ao Concurso Unificado poderão anotar respostas das provas

Os mais de 2,1 milhões de candidatos que fizerem as provas do Concurso Público Nacional Unificado em 18 de agosto rec...

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...