
Bombeiro salva a vida de criança que se afogou ao cair no Rio Xanxerê
O Bombeiro Comunitário Profissional (BCP) Maricar salvou uma criança, um ano e meio, depois que ela se afogou no Rio Xanxerê. O fato ocorreu por volta das 12h20min desta quinta-feira (12), no Bairro Bortolon. O socorrista mora bem próximo ao local, quando se preparava para trabalhar no quartel e ouviu os gritos desesperado da mãe. A menina já está sem respirar quando foi retirada da água.
Segundo BCP Marciar, a criança já estava com os lábios roxos e em parada cardiorrespiratória. A guarnição dos Bombeiros, após serem acionados por populares, chegou ao local em cerca de cinco minutos, tempo suficiente para que o bombeiro conseguisse realizasse os procedimentos e reanimar a criança.
- Eu estava saindo para trabalhar no quartel e ouvi os gritos, quando olhei próximo da ponte estava a mulher no barranco. Eu peguei a criança e comecei a fazer o procedimento e pedi para o pessoal que estava lá chamar a ambulância e em questão de cinco minutos a guarnição chegou. Ela estava com a boca roxa, eu comecei a fazer os procedimentos e em dois minutos ela voltou a respirar e chorou. Depois disso a guarnição chegou e entreguei ela para o cabo Correa que levou para o hospital – conta.
Emocionado pela oportunidade de salva mais uma vida, o bombeiro agradeceu aos ensinamentos que recebeu dos Bombeiros Militares pelo treinamento, em especial o soldado Picolotto, pelo aprendizado.
Francisca Cassol mora no local há mais de 15 anos. Ela conta que a criança é filha de uma vizinha próxima e que ao meio dia escutou os gritos da mãe.
- Ela me contou que estava almoçando e que em poucos minutos saiu de perto da neném e quando viu já estava dentro do rio. A mãe desesperada se jogou no rio e junto com outro homem tiraram a neném, inclusive eu vi ela ‘molezinha’ e pensei que estava morta. O Marical pegou ela, colocou no chão e fez todo o procedimento para ela voltar a respirar. Eu me assustei muito porque eu também tenho as minhas ‘netinhas’ – conta a vizinha.
A criança encontra-se no hospital acompanhada da mãe.
Outro salvamento de criança
Em fevereiro deste ano, o BCP Maricar também salvou a vida de uma criança de quatro anos em um clube recreativo da cidade. A criança também estava sem sinais vitais e cianótica e ao efetuar os procedimentos de reanimação cardiorrespiratória foi possível ser salva.
Fonte: TUDOSOBREXANXERE