Relatório compara conexão 4G das operadoras brasileiras. Confira a sua

Com o mundo de olho no Brasil por causa da Olímpiada no Rio de Janeiro, a empresa OpenSignal divulgou nesta terça-feira um estudo sobre a qualidade da internet móvel no país. De acordo com o relatório, o usuário de 4G no país não consegue se conectar na metade do tempo.

A análise feita a partir de dados recolhidos de cerca de 45 mil usuários brasileiros entre fevereiro e abril de 2016 avalia a qualidade do serviço das operadoras em quesitos como velocidade e disponibilidade de redes 3G e 4G.

Leia mais:
Aprenda como rastrear seu celular perdido ou roubado

No quesito velocidade 4G, a Vivo ficou em primeiro lugar. A conexão da operadora, segundo a OpenSignal, tem uma média de 18.6 Mbps, o que eles consideram ótimo em comparação ao restante da América do Sul, e fica acima da média global, que é de 13.5 Mbps, de acordo com outro relatório da empresa. Todas as outras operadoras ficam abaixo de 12 Mbps: Claro (11.6 Mbp), Oi (11.4 Mbps) e Tim (8 Mbps). Desde o último relatório da empresa, a Claro permaneceu estável, mas a Oi e a Tim mostraram queda de velocidade, por 1 e 2 Megabits, respectivamente.

Em termos de disponibilidade da rede, o relatório destaca que houve melhorias na internet móvel brasileira, mas a um ritmo apenas moderado. Pela metodologia da OpenSignal esse quesito indica a porção do tempo em que os clientes têm acesso à rede, que no Brasil, seria apenas a metade.

A Tim e a Vivo empataram com taxa maiores que 56% em relação à rede 4G. Quando a conexão LTE não está disponível, o usuário "se contenta" com velocidades de redes 3G, que variam entre 1.1 Mbps e 2.4 Mbps. O Brasil ocupa os últimos lugares no quesito disponibilidade em comparação a outros da América Latina.

No Rio de Janeiro, cidade-sede da Olimpíada, o estudo mostra que a estabilidade da rede 4G é melhor do que nas demais regiões do país. Na cidade, a Nextel, que não oferece cobertura nacional, e a Vivo se destacaram entre as demais. Os clientes dessas operadoras tiveram taxa de disponibilidade de 75% na capital carioca. Tim e Claro tiveram uma média 10% maior na cidade do que no restante do país.

Veja a comparação entre velocidade e disponibilidade das rede 3G e 4G das operadoras:

DC

Fotos

Outras Notícias

‘PISCINAS DA MORTE’ NO FUNDO DO MAR PODEM CONTER EVIDÊNCIAS DE VIDA EM OUTROS PLANETAS

“Piscinas da Morte” foram encontradas por pesquisadores da UM (Universidade Miami) no fundo do Mar Vermelho. Na área ...

Novo golpe no cartão: criminosos bloqueiam pagamento por aproximação; saiba como se proteger

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança, a fim de provocar o...

Conheça formiga que brilha no escuro; inseto possui luz verde que ‘acende’ com cheiros

Cientistas da Universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos, criaram uma formiga transgênica que brilha no escuro. ...

Inteligência emocional para traders é tema de curso gratuito oferecido pela Nelogica na Invest Academy

A Nelogica, investech brasileira com a maior participação do mercado pago de plataformas de investimento do país e um...