Colombo recebe título de doutor honoris causa da UnC

O ex-governador Raimundo Colombo recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade do Contestado (UnC), um reconhecimento pelo empenho na abertura do curso de Medicina no campus de Mafra, no Planalto Norte.

A cerimônia ocorreu nesta sexta, dia 3, em Mafra, com a presença da reitora Solange Sprandel da Silva e lideranças universitárias. “As universidades têm o dever de reconhecer o trabalho interno e também o externo. E homenagear aqueles que lideram ações que transformam as vidas das pessoas. Essa homenagem ao ex-governador Raimundo Colombo reconhece os incentivos à educação superior, com destaque para a criação do curso de Medicina“, afirmou a reitora. “Divido essa honraria com todos que trabalharam comigo no governo por essa causa tão importante”, agradeceu Colombo.

A autorização para o curso de Medicina da UnC em Mafra foi concedida em março de 2017. “O objetivo era reverter a carência de profissionais da saúde, inclusive na rede de atendimento do SUS. Além da região ganhar com mais médicos, a medida trouxe aos jovens mais uma oportunidade profissional. A UnC, a prefeitura de Mafra, o Governo SC e a comunidade abraçaram a causa”, acrescentou Colombo.

A formatura da primeira turma ocorre em 2023. A expectativa é de formar inicialmente cerca de 70 alunos por ano, número que aumentará para 120 nos anos seguintes, diante da maior oferta de vagas nas turmas mais recentes.

“Vamos ter uma mudança demográfica muito forte no nosso país. Teremos mais pessoas com mais de 65 anos do que pessoas com menos de 14 anos. É evidente que você tem que passar a investir mais na área da saúde. E em profissionais capacitados do ponto de vista técnico e humano, com um olhar sensível para sociedade. E aqui consagramos duas áreas fundamentais, saúde e educação nos municípios”, destacou Colombo.

A aprovação do curso de Medicina foi possível diante das condições da universidade para preencher os padrões da qualidade de ensino e de estrutura. A Universidade do Contestado atua em grandes áreas do conhecimento e oferece mais de 40 opções de cursos de graduação e 85 cursos de especialização, nas modalidades presencial e a distância.

Alexandre Lenzi

Outras Notícias

Rogério Pacheco poderá assumir a presidência do PSDB-SC

O diretório estadual do PSDB deverá passar por mudanças após a reunião com a executiva, marcado para esta terça-feira...

Senador Jorginho Mello testa positivo para a COVID-19

O senador catarinense e pré-candidato ao governo do estado, Jorginho Mello, do PL, testou positivo pela segunda vez p...

Colombo defende redução de impostos para bares e restaurantes

Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais. Os governos de todos esses estados reduziram o imposto de bares e re...

Isabel Koch é a nova presidente do poder Legislativo de Ipira

Na sessão legislativa do dia 17 de dezembro, foi escolhida a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Ipira. A verea...