
Mais de 2.200 títulos de eleitores da região da Amauc podem ser cancelados
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse número corresponde aos eleitores que não votaram, não justificaram ou ainda não quitaram multas pendentes nos últimos três pleitos eleitorais. Na região de abrangência da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc), que integra 14 municípios, 2.270 títulos eleitorais correm risco de serem cancelados.
Nos 295 municípios que compreendem todo o estado catarinense, os cinco que tiveram a maior porcentagem de eleitores faltosos são: Camboriú (5,83%), Criciúma (5,49%), Balneário Camboriú (4,87%), Içara (4,82%), e Palhoça (4,72%). Em todo o país, mais de 5 milhões podem ter a inscrição cancelada caso não regularizem a situação eleitoral até o dia 19 de maio. Somente em Concórdia, 1.510 eleitores correm o risco de ter o documento cancelado.
Como regularizar o título suspenso?
Conforme o site oficial do TSE, para cidadãos regularizarem o título de eleitor suspenso, é necessário apresentar documentos que comprovem a retomada dos direitos políticos, junto ao cartório eleitoral para fazer a regularização. O Tribunal também disponibiliza o serviço de “Autoatendimento Eleitoral”, que pode ser acessado pelo site do TSE. O serviço é fácil, gratuito e permite que a pessoa realize os procedimentos necessários sem sair de casa.
Por que é preciso manter o título de eleitor em dia?
Estar com a situação eleitoral regular garante acesso a serviços e a direitos importantes. Sem essa regularidade, você pode enfrentar impedimentos como: inscrição em concurso e posse em cargo público; contratação para cargo comissionado em órgão público, como prefeitura; participação em programas sociais do governo; matrícula em instituições públicas de ensino e inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – para maiores de 18 anos; emissão de passaporte; regularização do CPF, entre outras vedações.
Próxima eleição no Brasil acontecerá em 2026
A próxima eleição no Brasil será a presidencial, estipulada para 2026. O pleito também definirá os cargos de governador, senador e deputados estadual, federal e distrital.
Atual FM